• Nelson Melo

Casal maranhense transforma pneus em objetos artesanais sustentáveis

Respeitar a natureza é uma virtude. Quem se comporta dessa forma consegue dormir com a consciência limpa, pois sabe que não se esconde em mecanismos de defesa utilizados como justificativas para os nossos fracassos emocionais. A conduta aceitável pela civilização, no sentido de preservar o ecossistema, tem impactos diretos na sustentabilidade, caracterizada pelo uso racional dos recursos naturais, a fim de promover o equilíbrio ambiental. Dentro dessa temática, o casal maranhense Celso Costa Nascimento e Milca Amarante estão se destacando ao transformar pneus em objetos artesanais impressionantes.

Celso e Milca são mestres no artesanato sustentável e na preservação do meio ambiente

Em entrevista que concedeu ao meu site, Celso Costa comentou que já trabalhava no ramo, mas no artesanato rústico, que reaproveita restos de galhos de árvores e, também, madeiras jogadas fora por moradores para a produção de peças, ainda dentro do conceito de Desenvolvimento Sustentável (DS), que aborda questões como controle da poluição, gestão ambiental, responsabilidade social, ecologia industrial, investimentos éticos, economia verde e ecodesign. Então, há 5 anos, surgiu a oportunidade da realização de um curso rápido de reciclagem de pneus, que sempre fascinou o artesão.

Os pneus reciclados

O curso, como Celso Costa explicou, foi promovido pelo projeto “Ecodesign”, sendo que ele se matriculou juntamente com sua companheira. “Agregamos o pneu ao nosso trabalho e deu muito certo. É uma atividade muito gratificante, porque é reciclagem. Como minha esposa sempre fala: ‘do lixo para o luxo direto para sua casa’. A loja já era um sonho meu e dela. Está tudo indo muito bem, graças a Deus. Recebemos muitas encomendas. Isso é ótimo, porque mostra que nosso artesanato é valorizado. É a nossa forma de sobreviver. É o que gostamos de fazer”, comentou o entrevistado, que nasceu em São Luís/MA.

O casal produz lindos sofás com pneus em um trabalho artesanal que encanta os clientes

O trabalho com pneus, aliás, é elogiado não apenas pelos clientes, como também por vários grupos sociais e instituições. O Comitê Gestor da Praça das Árvores, por exemplo, sempre convida o casal para participar dos eventos registrados na área do Cohatrac e adjacências, na capital maranhense. Realmente, os produtos que Celso e Milca fazem são surpreendentes. Confesso que quando vi, pela primeira vez, os objetos que ambos fazem, fiquei deslumbrado, não apenas pela forma, como também pelo conteúdo.


Os pneus são transformados em belíssimas jardineiras pelo casal artesão Celso e Milca


Mestres do artesanato

A dedicação ao artesanato os transformou de alunos em professores. Hoje, Celso e Milca dão instruções sobre reciclagem. E, frequentemente, escolas e entidades os convidam para realizarem oficinas e contarem um pouco sobre suas experiências no ramo. Recentemente, inclusive, ambos participaram de um evento sustentável na Área de Proteção Ambiental (APA) do Itapiracó, na capital maranhense. Na ocasião, houve um café da manhã compartilhado e o plantio de mudas em uma região conhecida como “Calçada Verde”, durante mais uma etapa do projeto “Jardinagem Pedagógica”, que se originou na Praça das Árvores, localizada no Cohatrac IV.

Os artesãos maranhenses também fazem orientações para jovens em eventos e cursos

O casal artesão, durante o evento - que foi promovido pelo grupo “Calçada Verde”, com a participação da Equipe da Jardinagem Pedagógica, do Fórum APA do Itapiracó (FAI) e de outras entidades -, fez uma demonstração ao público sobre como transformar pneus em jardineiras. Importante dizer que Celso e Milca possuem uma oficina de artesanato na Avenida General Arthur Carvalho, na MA-204, no Residencial Armindo Reis, “Estrada do Val Paraíso”. Quando você estiver passando pela região, não se esqueça de parar na loja. Garanto que ficará encantado com os produtos. Os números para contato são os seguintes: (98) 98849-1939/98108-2215/981263856.



Os produtos confeccionados pelo casal saem do lixo para as casas na condição de luxo

634 visualizações

© 2019 por Nelson Melo.