• Nelson Melo

‘Circuito Infor de Palestras – Estudando Crimes’ está com inscrições abertas

O conhecimento é algo que nos acompanha durante toda a vida, até mesmo nos momentos mais tensos pelos quais passamos, como uma pandemia, por exemplo. Em qualquer circunstância, nós sempre devemos acumular mais conteúdos, não apenas sobre o que temos afinidade, pois um bom debate depende da quantidade de informações que temos acerca de um assunto. Pensando nesses benefícios, o Instituto Nacional de Perícias e Ciências Forenses (Infor/MA) abriu as inscrições para a 5ª edição do “Circuito Infor de Palestras”, com o tema “Estudando Crimes”.


O "Circuito Infor de Palestras - Estudando Crimes" será realizado on-line em novembro

Em virtude da pandemia da Covid-19, o evento será on-line, para respeitar as medidas de segurança e protocolos sanitários, o que se configura como prevenção ao novo coronavírus. Mas essa modalidade virtual em nada deixará a desejar, uma vez que os temas das palestras estão incríveis. O “Circuito Infor” será realizado nos dias 13 e 14 de novembro deste ano. Os valores para inscrição dependem de cada lote, sendo que há três, que seguem um período estabelecido pelo Instituto Nacional de Perícias e Ciências Forenses, Polo Maranhão.

O evento será aberto às 15h do dia 13 de novembro, com a palestra “Forensic Twitter”, que será proferida pelo perito criminal e professor Cássio Thyone, que possui uma vasta experiência na área da Criminalística. O circuito será encerrado na noite de 14 de novembro, com uma palestra da psiquiatra forense Denise Morelli, que vai abordar o tema “Análise Psicológica do Caso Pedrinho Matador”. Eu também irei palestrar, mas às 19h de 14/11, momento em que falarei sobre a problemática envolvendo os “tribunais do crime” e os linchamentos.

O meu objetivo é mostrar que, embora muitas pessoas confundam, existem diferenças entre as duas modalidades criminosas. Na ocasião, citarei exemplos que acompanhei como repórter não apenas em São Luís/MA, como também no continente (interior maranhense). Importante dizer que outras autoridades, em suas respectivas formações acadêmicas, também palestrarão no “Circuito Infor de Palestras”, como o perito criminal e professor Robson Mourão, que é diretor do Instituto de Criminalística de São Luís (Icrim/São Luís).

O tema da palestra do professor Robson Mourão é “Os crimes transeuntes e o Pacote Anticrime: existe crime sem vestígio?”. São assuntos que possuem relevância social e que, de alguma forma, nos afetam no cotidiano, direta ou indiretamente. Então, não fiquem sentados, “esperando a morte chegar”, como se não houvesse amanhã. Aproveitem a pandemia para aprimorarem seus conhecimentos. Como disse Shakespeare, não importa em quantos pedaços o seu coração foi partido, o mundo não para para que você o conserte.

O Infor/MA está localizado no Centro de São Luís por trás do Hospital Português



Para os interessados em participar do evento, o link para inscrição no “Circuito Infor de Palestras” é o seguinte: https://doity.com.br/estudandocrimes. Também podem entrar em contato por meio dos números (98) 98154-1094 (Marco Simões Júnior) e (98) 98848-3170 (Tânia Lígia). Ambos são coordenadores do Infor/MA, que fica na Rua do Outeiro, Edifício Orlando Araújo, Centro de São Luís, por trás do Hospital Português.

21 visualizações

© 2019 por Nelson Melo.