• Nelson Melo

Criminóloga palestrará sobre fetichismo das parafilias nesta quinta-feira

Etimologicamente, parafilias significam “paralelo ao amor”, de acordo com Ilídia Piairo de Abreu (2005, apud LOPES, 2017). Nesse sentido, o termo é referente a uma representação de um intenso interesse sexual que persiste em seu processo, ainda segundo Yan de Jesus Lopes, em seu trabalho acadêmico intitulado “As parafilias e os transtornos parafílicos: uma perspectiva das variações sexuais normais e patológicas”. Sobre esse assunto, abordando a questão do fetichismo, a criminóloga e escritora Cláudia Pádua falará, nesta quinta-feira (27), no “III Fórum Medicina Legal e Direito Médico”.



A criminóloga Cláudia Pádua dedica sua pesquisa para estudar a conduta do criminoso

O tema da palestra on-line da criminóloga é “O fetichismo das parafilias”, sendo que ela explicará sobre o assunto a partir das 20h20. Gostaria de frisar que esse evento é totalmente gratuito. O link para inscrição é o seguinte: http://forummedicinalegal.com.br/. Os participantes podem solicitar certificado. Autora da excelente obra “O Criminoso e seu juízo: existe prazer em matar?”, a psicóloga Cláudia Pádua tem muito conteúdo para abordar essa questão, uma vez que dedica seu trabalho à investigação da natureza humana em todas as suas versões.

Fetichismo, para quem não sabe, é a atribuição simbólica a pessoas, partes do corpo ou coisas de propriedades ou características que emanam de outros objetos ou indivíduos, segundo Rosa Maria Silva dos Santos em seu trabalho acadêmico “Fetichismo: paradigma da perversão”, publicado em 2007. Na pesquisa, a autora observa que o termo “fétiche” vem do francês, que, por sua vez, é oriundo do português “feitiço”. Nas palavras dela, o vocábulo foi escolhido de forma adequada porque, de certo modo, “os fetichistas ficam ‘enfeitiçados’ pelos objetos que os excitam”.


O "III Fórum Medicina Legal e Direito Médico" é um evento totalmente gratuito e on-line

Pelo teor do assunto, podemos deduzir que a palestra da criminóloga Cláudia Pádua será muito interessante. Importante destacar que a pesquisadora fará um curso, no próximo mês, sobre o tema “Os desafios do comportamento criminoso”, que será realizado no dia 26 de setembro, das 16h às 18h, de maneira virtual, devido à pandemia da Covid-19. O evento, que é promovido pelo Instituto Nacional de Perícias e Ciências Forenses (Infor/MA), custa R$ 100, sendo que as inscrições estão abertas.


As parafilias são muito estudadas no mundo todo por conta da complexidade do tema

Serão abordados vários tópicos referentes à conduta dos delinquentes, como personalidade, transgressão, agressividade, caminhos do crime e distúrbios. Além de outros, como neuroanatomia e classificação. Os interessados podem se inscrever no seguinte link: https://doity.com.br/comportamentocriminoso. Os números para contato são o (98) 98154-1094 (Marco Simões Júnior) e (98) 98848-3170 (Tânia Lígia).

22 visualizações

© 2019 por Nelson Melo.