• Nelson Melo

Delegada Kazumi e irmã de Mariana Costa farão live sobre relações abusivas

O “Agosto Lilás”, como sabemos, é uma campanha nacional de enfrentamento à violência contra a mulher. No Maranhão, o Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT-MA) irá realizar duas lives sobre o assunto. Nesta terça-feira (25), ocorrerá a primeira no canal do Youtube do órgão sobre o tema “Até que a morte os separe: das relações abusivas ao feminicídio”. A situação será abordada pela delegada de Polícia Civil Kazumi Tanaka, coordenadora das Delegacias de Atendimento e Enfrentamento à Violência contra a Mulher, e Carolina Costa, vice-presidente do movimento “Somos todos Marianas”.

A live será transmitida na tarde desta terça-feira (25) a partir das 17h no canal do TRT-MA



A live, segundo informações que obtive no site do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região, acontecerá às 17h, no canal do órgão. A delegada Kazumi Tanaka é muito conhecida no Maranhão pela sua atuação na prevenção e combate à violência contra a mulher, assim como Carolina Costa. Esta é irmã de Mariana Costa, que foi brutalmente e covardemente assassinada em novembro de 2016 na capital maranhense. O caso ganhou repercussão nacional.



A delegada de Polícia Civil do Maranhão Kazumi Tanaka é muito atuante na profissão

Casa da Mulher Brasileira

Então, todos estão convidados para acompanhar a live da delegada Kazumi e da Carolina Costa. Abrace a causa do “Agosto Lilás” e colabore com o fim da violência contra a mulher. Você pode fazer isso por meio de discursos, eventos ou denúncias. Aqui em São Luís/MA, existe a Casa da Mulher Brasileira, que fica no bairro Jaracati, nas proximidades do Banco do Brasil. O prédio funciona durante 24 horas, com todas as cautelas, para evitar a propagação do novo coronavírus.

Para a mulher que deseja denunciar o agressor, os números dos servidores plantonistas são os seguintes: 98892-1222/98855-7705/98427-9730/98443-6925/98278-3647. O e-mail institucional é o 2varamulher@tjma.jus.br.

Outra live

Convém ressaltar que, ainda dentro da campanha do “Agosto Lilás”, o TRT-MA promoverá outra live, no próximo dia 28, às 15h, quando serão debatidos dois temas. O primeiro é “A atuação do Poder Judiciário durante a pandemia”, que será apresentado pela juíza Lúcia Helena Barros Helluy, titular da 2ª Vara Especial de Combate à Violência contra a Mulher de São Luís. Em várias ocasiões, quando eu trabalhava como repórter no Jornal O Estado, entrevistei a referida magistrada, que é muito atuante no Poder Judiciário no que se refere à temática.

O movimento "Somos todos Marianas" luta pelo enfrentamento da violência contra a mulher


Logo em seguida, o tema “A importância do trabalho em Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher” será abordado por Sílvia Cristina Leite, coordenadora do Setor de Atividades Especiais do Espaço para a Mulher (SAEEM) e presidente do Conselho da Condição Feminina no Estado do Maranhão.

34 visualizações

© 2019 por Nelson Melo.