• Nelson Melo

Diretor do Icrim/São Luís lança site com dicas para concurseiros

O astrofísico britânico Stephen Hawking, que morreu aos 76 anos em março de 2018, disse uma vez que o maior inimigo do conhecimento não é a ignorância, mas a ilusão do conhecimento. Ele era formado em Física, assim como o perito criminal e professor Robson Mourão, diretor do Instituto de Criminalística de São Luís/MA (Icrim/São Luís). Ambos têm outras coisas em comum, como, por exemplo, o interesse em divulgar a ciência de uma maneira simples. Com esse objetivo, Mourão lançou seu site pessoal, por meio do qual também oferece dicas para concurseiros.


O perito criminal Robson Mourão (diretor do Icrim/São Luís) é formado em Física e Direito

Segundo informado pelo perito criminal Robson Mourão, que também é graduado em Direito, o projeto surgiu com a ideia de gravar alguns cursos preparatórios, para divulgá-los no site. “A maioria será grátis. E um ou outro que for pago, será valor irrisório, para manter os equipamentos de gravação. Eu vejo que tem muito aluno bom por aí, mas não tem como pagar cursos preparatórios caros. Aí eu pensei: vou fazer uma coisa com qualidade”, explicou o professor. Como frisou o diretor do Icrim/São Luís, uma das partes da página virtual foi separada somente para esse objetivo.

Em outras palavras, significa que um dos espaços do site é específico para os concurseiros. Já o restante da página contém informações sobre jurisprudência e conteúdo relacionado à Ciência Forense, que os internautas podem acessar sem pagar nada. “Ele está dividido entre Direito e Perícia. Na parte do Direito, eu dividi em artigos e dicas de preparatórios para concursos, com uma parte somente de questões, para ajudar quem pretende fazer concurso público. E ainda há alguns simulados”, comentou Robson Mourão, que já fez algumas lives no seu instagram (@robson_mourao_lopes) abordando temas jurídicos.

Um concurseiro deve sempre colocar o estudo como prioridade (Imagem: Portal Araxá)

Artigos interessantes

O site também contém muitos artigos interessantes escritos pelo professor Robson Mourão, que é famoso no instagram pela “Dica do Mourão”. Em um deles, o perito criminal fez uma brilhante reflexão filosófica/jurídica acerca do “Mito do Anel de Giges” e a verdadeira Justiça, tema abordado por Platão, em diálogo com Sócrates, em “A República”. Nesse conto, o leitor é convidado a imaginar o que faria se encontrasse um anel que o deixasse invisível. O caráter ético das pessoas seria colocado à prova nesse experimento.


O diretor do Icrim/São Luís é conhecido pela "Dica do Mourão" em seu instagram

Um ponto intrigante é o final do conto, pois Platão menciona o seguinte: “e disto se poderá afirmar que é uma grande prova de que ninguém é justo por sua vontade, mas forçado, por entender que a justiça não é um bem para si, individualmente, uma vez que, quando cada um julga que é possível cometer injustiças, comete-as”. De fato, é um assunto que desperta a curiosidade. Por este motivo, o perito criminal Robson Mourão explora essa problemática em seu artigo.

Você se interessou pelo site do perito criminal? Então, acesse www.robsonmourao.com. Se você estiver na rua, deixe de olhar para seus pés e observe as estrelas, como Stephen Hawking sugeriu ao completar 70 anos. Mas, se você estiver se preparando para concursos públicos, não deixe de acessar a página do professor Robson Mourão.

36 visualizações1 comentário

© 2019 por Nelson Melo.