• Nelson Melo

Fã da PMMA, criança comemora seu aniversário com guarnição

Dizem que na infância aprendemos e na velhice compreendemos. Por um lado, essa máxima tem sentido, sobretudo quando levamos em consideração que a civilização ainda é uma imagem fragmentada no período marcado pela “pororoca” entre o “eu” e o inconsciente. De qualquer modo, tudo fica marcado em nossa memória. Nesse sentido, já está registrado nas lembranças de uma criança de 8 anos a comemoração do seu aniversário ao lado da guarnição do 1º Batalhão de Polícia Militar (BPM), da Polícia Militar do Maranhão (PMMA). O episódio aconteceu na capital maranhense.


O pequeno Benjamim solicitou a presença dos militares na comemoração do seu aniversário


De acordo com informações que obtive acerca do fato, o Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops) entrou em contato com a viatura que faz rondas na Vila Embratel, na área Itaqui-Bacanga, em São Luís/MA, na tarde dessa segunda-feira (14), por volta das 16h30. Desse modo, o cabo Fábio e o soldado Gabriel, em atendimento à solicitação, decidiram se deslocar até uma residência localizada naquela região. O interessante é que a ocorrência não tinha nada a ver com roubo, furto, homicídio, violência doméstica, tentativa de homicídio ou outras situações elencadas no Código Penal Brasileiro (CPB).

Os policiais militares, na verdade, compareceram à residência para participar do aniversário do pequeno Benjamim Pereira, um grande fã da Polícia Militar do Maranhão. A mãe da criança, Janiele, ficou muito feliz com a presença da guarnição na festa. A questão não é a segurança, mas a satisfação. Naquele momento, que deixou o garoto totalmente integrado à sua própria vontade, a ideia de um mundo encantado se tornou realidade na imaginação do menino. Ele externalizou no rosto o que internalizava na mente no que tange aos heróis, que, arquetipicamente, representam o lado bom da vida.




Isso é saudável na infância porque possibilita a construção de conceitos que, na adolescência e fase adulta, serão reinterpretados com base nas novas vivências e convivências. No último fim de semana, participei de um evento na Área de Proteção Ambiental (APA) do Itapiracó, no Cohatrac IV, em São Luís/MA. Na ocasião, houve um café da manhã compartilhado e o plantio de mudas no local. Um ponto importante foi a participação de crianças na ação pedagógica. Meninos e meninas ajudaram seus responsáveis durante várias etapas da intervenção sustentável.

Crianças regaram plantas durante um evento sustentável/pedagógico na APA do Itapiracó


Etimologicamente, o vocábulo “Benjamim” significa “filho da mão direita”, "filho do sul" ou “filho da felicidade”. Assim sendo, podemos dizer que o aniversariante nasceu com o pé direito, sendo que ele está com a sorte ao seu lado, como uma aliada em direção às lutas que irá enfrentar na vida. O menino não formará uma tribo, como aconteceu com o filho de Jacó e Raquel. No entanto, se vivenciar os valores que está internalizando na infância no decorrer do seu progresso civilizatório, com certeza será um herói para outras pessoas, o que o colocará na condição de um ser humano virtuoso.

24 visualizações

© 2019 por Nelson Melo.