• Nelson Melo

Livro sobre surgimento e crescimento do Coroadinho chega à AMEI

No filme “Tróia”, dirigido por Wolfgang Petersen, um menino é enviado pelo rei Agamêmnon para encontrar Aquiles, convocado para enfrentar o gigante Boagrius. O rapaz, após localizar o filho da deusa Tétis, diz ao herói que o oponente é enorme e que, se fosse ele, não compareceria à luta. Aquiles deu uma resposta atravessada ao garoto: “Por isso que seu nome nunca será lembrado”. A História nos proporciona a manutenção dessas lembranças, por meio de pesquisas, como uma conduzida por Marco Aurélio de Jesus Pio, autor da obra “Desenvolvimento e Contradições no Coroadinho”. O livro está à venda na Livraria e Espaço Cultural AMEI, que fica no São Luís Shopping, na capital maranhense.





O livro sobre o surgimento e desenvolvimento do Coroadinho está à venda na AMEI



A obra, de acordo com informações que apurei com a equipe da Livraria AMEI, analisa a questão do desenvolvimento no Coroadinho, bairro situado em São Luís/MA, onde facções criminosas se enfrentam de maneira totalmente diferente da luta entre Aquiles, famoso por sua bravura, e Boagrius, que foi derrotado em menos de um minuto pelo herói grego. Sendo assim, o livro escrito por Marco Aurélio descreve o surgimento daquela região até sua consolidação no espaço público, isto é, como território, no sentido geográfico do termo. O autor busca no materialismo histórico as determinantes da construção social da localidade.




Ao mesmo tempo, realiza uma análise sob a perspectiva socioespacial e econômica, assim como debate as políticas públicas que vêm sendo promovidas nos últimos anos no Coroadinho. Os interessados na obra podem se deslocar à Livraria AMEI ou adquirir o livro por meio da ferramenta delivery. O número para contato é o (98) 98282-2560. O atendimento ocorre de segunda a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos, das 14h às 20h.




O bairro Coroadinho possui uma história marcada por ocupação e interação social




Sobre o autor da obra




Marco Aurélio de Jesus Pio é graduado em Direito pela Universidade Federal do Maranhão (Ufma), em Segurança Pública, pela Universidade Estadual do Maranhão (Uema), em Filosofia, pela Uema, e em Ciências Sociais pela UCS/SP. Além disso, é pós-graduado em Docência do Ensino Superior, pelo Instituto de Ensino Superior Franciscano (IESFMA), em Direito Penal e Processo Penal, pela Universidade Estácio de Sá (Unesa/RJ), em Direito Militar, pela UniAteneu/CE, e em Gestão Pública, pela Uema.




O autor da obra também é Master of Business Administration em Direito e Processo do Trabalho, pela Pitágoras/MG, mestre em Segurança Pública, pelo Instituto Universitário de la Policía Federal Argentina (IUPFA) e mestre em Desenvolvimento Socioespacial e Regional, pela Uema, além de mestrando e doutorando em Direito. Palestrante, Marco Aurélio é professor na Universidade Estadual do Maranhão, bem como docente e coordenador dos cursos de Pós-graduação em Direito do Centro Universitário Estácio São Luís.





Oficial superior do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA), Marco Aurélio é professor de cursos preparatórios para concursos públicos em carreiras jurídica e militar.




O autor da obra sobre o surgimento do Coroadinho possui um currículo impressionante

25 visualizações

© 2019 por Nelson Melo.