• Nelson Melo

Major da PMMA fará palestra sobre o escritor Domingos Vieira Filho

Com 18 anos na Polícia Militar do Maranhão e membro da Academia Maranhense de Ciências, Letras e Artes Militares (AMCLAM), o major Antônio Roberto Santos Júnior fará uma palestra, na noite desta quarta-feira (4), na Livraria e Espaço Cultural AMEI, que fica no São Luís Shopping, na capital maranhense. O evento terá como foco o escritor maranhense Domingos Vieira Filho, que também foi folclorista, pesquisador, jornalista e professor, além de ter sido fundamental para a fundação do Curso de Filosofia da Universidade Federal do Maranhão (Ufma).



A palestra do major Roberto abordará as principais obras do escritor Domingos Vieira Filho



De acordo com informações do major Roberto, Domingos Vieira Filho, sem sombra de dúvidas, foi um dos maiores escritores com relação à cultura popular do Maranhão, em todas as suas vertentes. Aliás, ele se destacou na pesquisa, no que tange a essa área, no século XX, fato que é indiscutível. Esse reconhecimento ocorre em vários âmbitos, incluindo o universitário. Em 2017, a terceira edição do livro dele, “Breve História das Ruas e Praças de São Luís”, foi relançada pela Academia Maranhense de Letras (AML).


A obra reúne informações não apenas de ruas e praças, como sugere o título, mas se estende também a avenidas, becos, largos, travessas e parques, especialmente os que compõem o Centro da cidade. Na época, o presidente da AML, Benedito Buzar, frisou que a edição foi um presente da Academia Maranhense de Letras pela passagem dos 405 anos de São Luís. “Um grande expoente da literatura, da cultura, enfim. É autor de mais de 100 obras, muitas delas publicadas, mas algumas não foram sequer concluídas e assinadas”, pontuou o major Roberto, que é mestre em Segurança Pública e professor universitário.



O folclorista Domingos Vieira Filho é reconhecido no mundo pela sua dedicação à cultura



Como explicou o major, em 2015, com grande disponibilidade da família de Domingos Vieira Filho, foi publicado um trabalho de 5 anos, feito por cinco professores da Universidade Federal do Maranhão, do Departamento de Letras, sobre a vida do autor, que também foi advogado e procurador-geral do Estado. Daquela universidade, o folclorista foi um dos fundadores da Faculdade de Filosofia, como destacou o membro da Academia Maranhense de Ciências, Letras e Artes Militares.


Além disso, Domingos Vieira Filho integrou o Departamento de Direito da Ufma. Ademais, Foi membro da Comissão Maranhense de Folclore, do Conselho Estadual de Cultura, do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão (IHGM) e da Academia Maranhense de Letras. De acordo com o professor Antônio Roberto Santos Júnior, a palestra terá com um dos objetivos a explicação sobre as principais obras do folclorista. “Também pretendo discorrer sobre os dois registros imortalizados dele, que são o Centro de Ensino Médio Domingos Vieira Filho, escola em tempo integral localizada no Maiobão, em Paço do Lumiar, e o Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho, na Rua do Giz, Centro de São Luís”, assinalou o entrevistado.



O major Roberto é membro da Academia Maranhense de Ciências, Letras e Artes Militares



A palestra está marcada para começar às 19h, na Livraria AMEI, da qual eu sou membro associado. Inclusive, exemplares do meu segundo livro, "Guerra urbana - o homem vida loka", que custa R$ 30, estão disponíveis no local. A entrada para o evento é franca. Importante destacar que o major Roberto é coautor de três livros na área de Segurança Pública.

97 visualizações

© 2019 por Nelson Melo.