• Nelson Melo

Policiais da 2ª USC fazem treinamento funcional para reforçar a imunidade

A prática de exercícios físicos, como sempre friso no meu instagram e nas conversas informais do cotidiano, é um dos pilares para a boa imunidade, mas de forma conjunta com um sono reparador e alimentação equilibrada. Nessa pandemia da Covid-19, uma vida saudável se tornou mais importante ainda, pois o corpo precisa estar fortalecido contra o novo coronavírus. Desse modo, a 2ª Unidade de Segurança Comunitária (2ª USC) do Coroadinho/Bom Jesus lançou o “Projeto Mexa-se”, por meio do qual os policiais militares estão realizando treinamento funcional.




O treinamento funcional está sendo realizado com a supervisão de um educador físico


Esse treinamento funcional, de acordo com informações da 2ª USC, está acontecendo na quadra esportiva do Colégio João Lima Sobrinho, que fica no Polo Coroadinho, na capital maranhense, após um longo período de recesso no que se refere aos exercícios físicos. Importante destacar que as atividades estão sendo executadas com a supervisão do professor de Educação Física Maciel Cutrim, da Body Fitness, que está fornecendo os equipamentos para os treinos e também o material de higienização, como álcool em gel e flanelas.



“Todos os militares das imagens são da mesma unidade e compartilham viaturas, alojamentos e demais áreas comuns da 2ª USC”, assinalou a unidade da Polícia Militar do Maranhão. De acordo com os policiais, o acesso às atividades que estão ocorrendo dentro do “Projeto Mexa-se” atende às medidas de prevenção ao novo coronavírus. Dentre essas ações para evitar a disseminação da Covid-19, incluem-se a higienização dos equipamentos utilizados nos treinamentos, o distanciamento exigido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), a aferição digital da temperatura corporal, dentre outras.



Os policiais militares da 2ª USC estão realizando diversos movimentos na quadra da escola


Ainda conforme a 2ª Unidade de Segurança Comunitária, após o término da pandemia, a ideia é estender as atividades referentes à preservação da saúde ao público da região, como forma de estreitar os laços entre a polícia e a comunidade.


Exercícios físicos e imunidade


Eu pratico corrida de rua há 10 anos aqui em São Luís/MA. Se antes da pandemia eu já tinha certeza de que exercício físico feito de forma regular é importante, agora mesmo é que estou mais convicto, pois a imunidade está diretamente relacionada à forma como cuidamos do nosso corpo e mente. Tudo no metabolismo de quem tem uma vida ativa nesse sentido é beneficiado, incluindo os níveis de serotonina no cérebro, o que tem impacto significativo no humor.




O exercício físico é um dos pilares para a boa imunidade juntamente com alimentação e sono


Não podemos ser reféns do medo nessa pandemia, porque isso só favorece o “inimigo invisível”. Eu sempre falo que não podemos deixar que os anticorpos lutem sozinhos para nos proteger dos invasores. Isso tem que ser feito racionalmente, com medidas de prevenção e, também, com atitudes que nos afastam de uma vida sedentária. Portanto, se você ainda não começou a cuidar do seu corpo/mente, faça isso agora. Não perca tempo, porque essa guerra biológica está longe de acabar.

61 visualizações

© 2019 por Nelson Melo.