• Nelson Melo

‘Semana Maranhense do Profissional de Educação Física’ começará amanhã

Nessa terça-feira (1º), será comemorado o “Dia do Profissional de Educação Física”. A data foi escolhida porque, em 1º de setembro de 1998, entrou em vigor a Lei 9.696/98, que dispõe sobre a regulamentação da profissão e criou o Conselho Federal e os Regionais de Educação Física. Assim como os nutricionistas, essas pessoas estão na “linha de frente” com relação à manutenção da vida saudável para a população. Amanhã, começará a “I Semana Maranhense do Profissional de Educação Física”, em São Luís/MA. A temática abordada será “O Novo Normal do Esporte, Lazer e Mundo Fitness: ferramentas e inovações”.



A "I Semana Maranhense do Profissional de Educação Física" começará nessa terça-feira

A solenidade de abertura da “I Semana Maranhense do Profissional de Educação Física” será realizada presencialmente, nessa terça-feira, a partir das 9h, no auditório da Academia Viva Água, localizada na Rua das Gaivotas, no Renascença II, na capital maranhense. O evento, que é promovido pela Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Sedel) em parceria com o Conselho Regional de Educação Física da 21ª Região, celebrará o “Dia do Profissional de Educação Física”, sendo que é voltado não apenas para pessoas que já atuam na área, como, também, para estudantes do Curso de Educação Física.


O profissional de Educação Física exerce uma nobre missão (Foto: Galpão Espaço Fitness)


Na ocasião, de acordo com a Secretaria de Estado de Comunicação Social e Assuntos Políticos (Secap), serão realizadas ações paralelas junto às comunidades da Cidade Operária, Liberdade, Jordoa/Barreto, Bairro de Fátima e Jambeiro, respeitando as normas de distanciamento social, por conta do novo coronavírus. Conforme a pasta, o empenho da Sedel em inserir a inovação tecnológica no evento garantirá as discussões de temáticas atuais para os profissionais e estudantes de Educação Física, como a readaptação dos trabalhos ocorrida com o fechamento de academias e instituições de ensino, durante o período de isolamento social.

Importante dizer que o evento tem o apoio da Associação de Personal Trainers do Maranhão (APTM), JP 2 Sport, Instituto Liziane, “Amigos Solidários”, “Projeto Brincando pra Valer”, “Projeto Escola de Guerreiros” e Centro de Esporte e Lazer Unidos pela Paz. Ademais, também estão apoiando a “I Semana Maranhense do Profissional de Educação Física” as faculdades Uninassau, Edufor, Pitágoras e Uniceuma, assim como a Universidade Federal do Maranhão (Ufma).



Quero aproveitar a ocasião para parabenizar, em especial, os educadores físicos da Galpão Espaço Fitness, onde faço meus treinos de hipertrofia. A academia fica no bairro Apeadouro, em São Luís/MA, nas proximidades da Paróquia São Vicente de Paulo, às margens da Avenida Getúlio Vargas.

Confira a programação das palestras on-line



Dia 1º/09/20


9h às 10h – Abertura do evento;


10h às 11h – Palestra “Treinamento da flexibilidade da saúde ao desempenho físico”, com o professor Christian Emmanuel Torres Cabido;


15h às 16h – Palestra “Genética e a detecção de talentos esportivos”, com a professora Márcia Cristiane Araújo;


16h às 17h – Palestra “Treinamento de atletas em longo prazo”, com o PHD Antônio Carlos Gomes.

Dia 2/09/20

09 às 10h – Palestra “Da escola às Olimpíadas”, com o atleta Olímpico Bruno Lins;


10h às 11h – Palestra “A importância do esporte do esporte escolar como ferramenta de desenvolvimento cultural e esportivo”, com Edgar Antonio Hubner;


15h às 16h – Palestra “Perspectiva do esporte paralímpico no Brasil”, com Alex Fabiano Santos Bezerra;


16h às 17h – Palestra “O futebol de 5 e as mudanças no jogo: relato de experiência”, com Laryssa Macedo.



Dia 3/09/20



9h às 10h – Palestra “O profissional de Educação Física e a terceira idade”, com José Alípio;

10h às 11h – Palestra “Gestão de marketing pessoal dos profissionais de Educação Física”, com Thiago Panda;


15h às 16h – Palestra “Lazer atividade física e o ambiente construído: reflexões necessárias para a promoção da cidadania”, com Sérgio Augusto Rosa de Souza.

11 visualizações

© 2019 por Nelson Melo.