• Nelson Melo

Soldados do BPTur evitam suicídio de mulher na cidade de Barreirinhas

Notícias mostrando o lado positivo das forças policiais nem sempre ganham destaque na imprensa, quando se trata de um evento extraordinário, ou seja, para além das funções administrativas e operacionais. Mas isto não significa que essas atitudes não ocorram. Se alguém pensa que é exceção, na verdade é a regra. No Brasil, essas ações acontecem com frequência. Um caso recente foi registrado no Estado do Maranhão, onde soldados do Batalhão de Polícia Militar de Turismo (BPTur) evitaram que uma mulher cometesse suicídio.



Soldado Silveira (fardado) conduzindo a mulher depois de impedir o suicídio em Barreirinhas



O fato ocorreu na cidade de Barreirinhas, que fica na região dos Lençóis Maranhenses, no último dia 2 de fevereiro. Os soldados Silveira e Lemos, após dialogarem com a mulher, que estava em surto, conseguiram evitar que ela se matasse, depois que a vítima retornou à razão. “Levamos ela pra casa e conversamos, no sentido de orientá-la, até que, ao sentirmos que a situação estava controlada, nós a deixamos sob os cuidados da família. Foi um momento gratificante porque ela estava muito fragilizada emocionalmente”, declarou o soldado Silveira.




Soldado Silveira é conhecido na corporação por conversar com turistas em outros idiomas



A mulher, como disse Silveira, passou por uma cirurgia para retirada de pedras na vesícula e sofre de crises de depressão. Ela foi abandonada pelo marido, que arrumou suas malas e, simplesmente, saiu de casa. Por estes motivos, teve um surto e tentou se matar quando se colocou na frente dos carros que passavam em Barreirinhas. O soldado Silveira, que fala fluentemente inglês, espanhol e japonês, frisou que o sentimento foi de dever cumprido, uma vez que, ao presenciar a cena, agiu imediatamente, para que a moradora não tirasse a própria vida.



Os soldados Silveira e Lemos agiram rapidamente e evitaram que a mulher se matasse



O soldado Silveira, atualmente, estuda outros idiomas, como o italiano, russo e mandarim. Ele é muito conhecido na corporação por conversar, em outras línguas, com turistas que visitam o Maranhão na circunscrição do BPTur. O policial, inclusive, foi o responsável por tomar a iniciativa e conduzir a ocorrência da mulher que tentou cometer suicídio.


Como repórter e pesquisador, parabenizo os dois militares pela atitude com relação a uma situação que, de fato, exigia uma intervenção rápida e inteligente.

211 visualizações

© 2019 por Nelson Melo.