• Nelson Melo

Trilha ecológica para crianças será realizada na APA do Itapiracó

A infância é um período marcado pela espontaneidade e originalidade, pois cada comportamento é um reflexo natural da rotina dos pequeninos. Um espaço, nesse sentido, serve como ambiente de manifestação do aprendizado em suas mais diversas formas, o que permite um desenvolvimento saudável e seguro. É importante oferecer aos meninos e meninas uma gama de atividades recreativas, para que, psicologicamente e socialmente, o crescimento ocorra sem alterações disfuncionais. Como uma boa opção, no sábado (3) ocorrerá uma trilha ecológica direcionada para as crianças, na Área de Proteção Ambiental (AP) do Itapiracó, na região metropolitana de São Luís/MA.

A trilha ecológica voltada para as crianças é promovida pelo Grupo Trilhas e Aventuras

Segundo o Grupo Trilhas e Aventuras, que está promovendo o evento, a trilha tem aproximadamente 3,5 quilômetros de distância, com duração de 60 minutos de caminhada, incluindo o tempo de descanso. As crianças, que devem ter a partir de 6 anos, percorrerão uma área que foi parte de um projeto de árvores frutíferas, como mangueiras, sendo que o itinerário possui proteção de coberturas vegetais. Ainda segundo a entidade, o deslocamento dos participantes acontecerá em trilha de mata, “picadas” e vielas, o que significa que será uma aventura e uma oportunidade de “diálogo” com a natureza, que sempre será uma aliada, apesar de sofrer muito na mão do ser humano.

Os organizadores disseram que o retorno será pelo percurso de caminhada, pela pista de asfalto ou veículos estacionados próximos ao campo de futebol no bairro Terra Livre, em frente à creche Sonho de Criança, por trás da reserva. Importante ressaltar que, durante a trilha ecológica, será obrigatória a presença do responsável das crianças em todo o itinerário. A atividade, inclusive, é classificada como sendo "nível 2" de esforço, em uma escala de 0 a 5, sendo que a intensidade é considerada leve, em virtude de alguns fatores, como pouca exposição solar, alta umidade na região de mata e distância de deslocamento.



A APA do Itapiracó recebe muitas visitas de crianças em eventos educativos (Foto: CIJBHRJ)


Diversão na reta final

Conforme o grupo, as crianças poderão brincar no slackline, atividade física executada em uma fita estreita e flexível de nylon ou de poliéster, presa em dois pontos fixos, onde são realizados movimentos em cima dela. Isso ocorrerá já na reta final da trilha, na área de mangueiras, além da ponte três cordas, que estará montada no local. Convém salientar que o ponto de encontro será no estacionamento principal da APA, para execução do protocolo sanitário, devido à pandemia da Covid-19. As inscrições devem ser realizadas até amanhã (1º).

A confirmação ocorrerá por meio de transferência da taxa de colaboração e envio do comprovante de pagamento para o WhatsApp do Pedro Nolasca: (98) 98847-2222. Caso o participante não transfira ou deposite o valor da colaboração ou não envie o comprovante de pagamento, a inscrição será indeferida. A taxa custa R$ 25 para um adulto responsável/ uma criança e R$ 30 para um adulto responsável/duas crianças. A garotada deve chegar ao local por volta das 7h. A atividade será iniciada às 7h30, com previsão de término para 10h30.


Os valores da taxa de colaboração devem ser transferidos para essas contas bancárias


Sobre a trilha ecológica, haverá uma live amanhã (1º), no instagram do Fórum da APA Itapiracó (FAI), a partir das 19h50. A transmissão terá como mediador o pedagogo Camilo Rocha, membro da Equipe de Jardinagem Pedagógica e do Comitê Gestor da Praça das Árvores (Cohatrac IV). O convidado é o tenente R/2 Pedro, que é professor de Educação Física e membro do Grupo Trilhas e Aventuras. Ele fará as explicações sobre o evento com as crianças na Área de Proteção Ambiental, atividade que será fundamental para a construção de valores éticos referentes ao ecossistema.

A live sobre a trilha ecológica será realizada sob a mediação do pedagogo Camilo Rocha

32 visualizações

© 2019 por Nelson Melo.