• Nelson Melo

Veterinária nutróloga explica sobre alimentação natural para cães e gatos

Os animais domésticos, como sempre friso, também fazem parte da família. A presença deles nos lares nos oferece uma gama de benefícios, incluindo os espirituais, uma vez que, dependendo da personalidade do tutor, o amor e outras emoções positivas se tornam mais frequentes nos imóveis. Não à toa, o filósofo Arthur Schopenhauer, um dos meus prediletos, tinha como única companhia um cão de nome “Atman”. Dentro dessa temática, atendendo ao convite do Hospital Veterinário Quatro Patas (situado em São Luís/MA), a médica veterinária nutróloga Leela Costa gravou um vídeo explicando sobre alimentação natural para cães e gatos.



A médica veterinária Leela Costa deu dicas valiosas sobre alimentação natural no vídeo

O vídeo está disponível no instagram do Hospital Veterinário Quatro Patas (@quatropatas24h) e da nutróloga (@vetleela). Na gravação, a médica veterinária esclarece que alimentação natural para os pets não tem nada a ver com o resto das nossas refeições. Na verdade, como Leela Costa fez questão de salientar, trata-se, basicamente, de uma alimentação com ingredientes naturais, isto é, os mesmos que nós seres humanos usaríamos em termos majoritários. A diferença, no entanto, é que são preparados de maneira específica para os animais domésticos.

“Isso é humanizar o animal ou dá comida de gente para ele? Também não. É respeitar o organismo dele e respeitar o que ele naturalmente comeria se tivesse vida livre”, enfatizou a médica veterinária no vídeo. Leela Costa continuou dizendo que a alimentação natural serve para qualquer pet, incluindo o saudável, que recebe, nesse caso, uma refeição mais bioapropriada ao seu organismo e às suas necessidades fisiológicas. Além disso, também é voltada para cães e gatos que apresentam doenças ou para aqueles que rejeitam a própria ração, fato que é comum nos ambientes domésticos.


Alimentação natural para pets deve respeitar o organismo deles (Imagem: Getty Images)

Particularmente, sei bem o que é isso, pois tenho dois gatos de estimação (“Pinininho” e “Belinha”). Lá em casa, às vezes, ambos ficam me observando quando estou almoçando, sobretudo quando a refeição é composta por peixe e frango. O cheiro desses alimentos os atrai, de alguma forma. Por este motivo, ao comprar a ração para gato castrado na Terrazoo, sempre levo aquela com sabor peixe ou frango. A de sabor carne é rejeitada pelos meus gatos. E também compro a lata de patê ou o sachê nos mesmos sabores e o de atum.

A importância de observar os hábitos alimentares

De acordo com a veterinária Leela Costa, a alimentação natural tem o poder de ser exclusiva para esses pets. “Desse modo, se o animal apresenta mais de uma doença, a nutróloga vai separar uma dieta específica para ele. É importante olhar o animal de forma completa. Tem que observar os hábitos alimentares, para verificar se são saudáveis; verificar se podemos incluir algumas ervas, nutracêuticos, para melhorar a qualidade de vida do animal”, ressaltou a profissional no vídeo.

Leela Costa, cujo foco de trabalho é a alimentação natural, terminou o vídeo comentando que tudo isso está incluído em uma consultoria nutricional. Realmente, é fundamental esse monitoramento do animal, a fim de que nada passe despercebido. Eu e minha esposa sempre ficamos atentos a quaisquer mudanças na conduta dos nossos gatos. Qualquer “sinal vermelho” já nos deixa prontos para uma intervenção, que é a condução à clínica ou hospital veterinário.



O Hospital Veterinário Quatro Patas possui estrutura para realizar cirurgias em cães e gatos

Aproveito a oportunidade para parabenizar o Quatro Patas pela iniciativa em ter convidado a nutróloga Leela Costa para fazer explicações sobre alimentação natural, tema que, evidentemente, gera muitas dúvidas. O referido Hospital Veterinário, que está há mais de 33 anos no mercado, fica na Rua das Paparaúbas, Jardim São Francisco, na capital maranhense. Os telefones para contato são os seguinte: (98) 3235-6653/(98) 98413-2363. O local funciona durante 24 horas, para atendimentos de urgência e emergência.

32 visualizações

© 2019 por Nelson Melo.